O QUE FAZEMOS

Oxidação negra

O processo de oxidação negra gera um acabamento negro decorativo e um relativo aumento da resistência à corrosão às peças tratadas. A oxidação negra destina-se a vários ramos da indústria mecânica, podendo ser realizada de forma simples, econômica e muito segura. Exemplos de aplicação: ferramentas de corte, corpos de válvula, porta ferramentas, molas, fixadores, moldes, componentes e blocos de máquinas hidráulicas, rodas dentadas, engrenagens, correntes, ferramentas manuais e de máquinas, parafusos, componentes automotivos em geral, entre outros.

Atualmente pode-se dividir os processos de oxidação negra em dois: a quente e a frio.

A oxidação negra a quente usa um sal cáustico que, misturado com água e sob ação de temperatura (135-140ºC), gera um acabamento preto, aderente e uniforme de óxido ferroso-férrico, na superfície das peças tratadas. Podem ser tratadas peças de AÇO com teor de cromo inferior a 12%.

A oxidação negra a frio é aplicada à temperatura ambiente (20 a 30ºC) e usa soluções líquidas concentradas (soluções BLACKFAST) que são diluídas em água e através de reações químicas geram um acabamento preto, aderente e uniforme na superfície das peças tratadas. É um processo ecológico, extremamente simples e muito seguro. Podem ser tratadas peças de AÇO e FERRO FUNDIDO com teor de cromo inferior a 12%.

Solicite um orçamento para seu projeto.