O QUE FAZEMOS

Cementação

O processo de cementação é um tratamento termoquímico que tem como objetivo conferir à peça um enriquecimento superficial com o carbono, por meio de uma difusão. Esse processo pode ser feito em aços de baixo carbono, sejam eles ligados ou não, em peças onde tenha a necessidade de elevadas dureza superficial e resistência à fadiga de contato, assim como para aquelas que são submetidas a cargas superficiais muito altas. Contar com o processo de cementação trará muitos benefícios para uma empresa.

Características do Processo

Na maioria das vezes, o processo de cementação é feito em peças com um baixo teor de carbono, variando entre 0,2% e 0,3%. Para a efetuação do processo de cementação, a peça precisa ser envolvida em um meio rico em carbono, sendo aquecida durante um determinado período de tempo, a uma temperatura específica. Essa temperatura faz com que os átomos de carbono sejam transferidos para a superfície da peça, o que melhora as suas propriedades.

Depois, continuando com o processo de cementação, a peça deve ser temperada na temperatura adequada, para que a superfície tenha sua dureza aumentada, enquanto o núcleo mantém a mesma composição e tenacidade, alterando apenas um pouco sua dureza.

Quando determinada peça passa pelo processo de cementação, sua dureza superficial aumenta consideravelmente. Isso é extremamente benéfico, pelo fato de que a geometria da peça praticamente não será alterada, por mais complexa que ela seja, consequentemente não modificando sua aplicação. Além disso, a peça terá uma resistência ao desgaste muito maior, o que elevará sua vida útil.

Solicite um orçamento para seu projeto.